Jesus aparece perante João e pede batismo. Possivelmente nunca antes tivessem se encontrado, ainda que primos. Lemos em, Hebreus 2.10 e 7. 26 que a salvação trazida por Cristo foi aperfeiçoada pelos Seus sofrimentos. Ele, que veio para morrer pelos pecadores, com os pecadores queria se identificar.
Para os batizados por João Batista, a cerimônia representava uma confissão de pecados. Jesus, sem pecado, não precisava a confissão, mas queria se consagrar à causa dos pecadores.
I - MENSAGEM DO BATISMO DE JESUS
1. A significação honrosa do batismo. Jesus participou dele e isto nos fez sentir a importância e o valor do batismo:
1) Não coloquemos superstição na água como tal.
2) Não percamos de vista seu significado.
2. As circunstâncias solenes daquela cerimônia: Presentes de Deus, o Pai, Deus o Filho e Deus Espírito Santo. Maior encontro já realizado na terra declara Jeremias Taylor: O Gabinete da Santa Trindade se resume e é revelada em mistério. Mais não foi dado entender pelas limitações humanas.
II - A VOZ OUVIDA AO BATISMO DE JESUS
Duas vezes até este ponto se ouviu um voz do céu, diretamente de Deus ao povo reunido.
1. Em Êxodo 20 lemos que Deus falou e a multidão ouviu. Aqui Deus se manifesta na Pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e sua voz se converge para o Filho que estava sendo batizado.
2. A palavra ouvida aqui confirma que Deus aceitava e confirmava o mistério de redenção dado ao Filho:
1) Deus reconhece Jesus como Salvador.
2) Deus oferece Jesus como propiciação.
3) Deus declara sua alegria pela oferta de Jesus.
III - MISSÃO INICIADA PELO BATISMO
1. Jesus deixa a quietude do lar para entrar no ministério de muito trabalho.
2. Jesus como que tomou agora a sua cruz para levar: "Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me" (Lucas 9.23-26). "Sacrifício e ofertas não quisestes... as minhas orelhas furaste, eis-me aqui (Hebreus 10.5-7).
3. Missão dos crentes nos tempos que correm
Comments