Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança – Centro do Rio de Janeiro em 23.10.1977
Tivemos domingo o privilégio de ouvir dois grandes testemunhos. A palavra de Deolinda Galvão repetida várias vezes, trouxe-nos o desejo de falar hoje sobre o inferno. Declarou a serva de Deus que não obstante religiosa e praticante de macumba, sentia que estava vivendo no inferno. Como pode alguém viver no inferno enquanto está vivo?. Como será o inferno dos degradados?
I - O SALÁRIO DO PECADO
1. "A alma que pecar essa morrerá"... declaração inspirada pelo profeta Ezequiel e repetida por Paulo em Romanos 6.23. O Salmo 197 registra: "os ímpios serão lançados no inferno e todas as gentes que se esquecem de Deus".
2. Em João 3.18, Jesus declara que "todo aquele que não o tem como Salvador já está condenado". Muitos dizem que acreditam na Bíblia, mas rejeitam a verdade ali afirma por Jesus. Inúmeros estão esperançosos de chegarem ao céu através da caridade. Nunca isso acontecerá.
3. Jonathan Edwards – (1703-1758) declarava: "O homem sem Jesus é como alguém que está pendurado sobre o fosso do inferno por uma corda que está sendo roída por uma traça e que o lançará no fundo do poço quando menos ele esperar".
4. Em 2Coríntios 4.4, lemos que o deus deste mundo cegou às mentes dos que não aceitam pela fé a Jesus Cristo.
5. Jesus declara que aquele que o rejeita é filho do diabo - João 8. E Deus mesmo afirma em Gênesis 6.3: "Meu Espírito não contenderá para sempre com o homem".
6. Provérbios 1.24-26, é a triste história de muitos daqueles que hoje sofrem no inferno de fogo.
II - OS SOFRIMENTOS DO INFERNO
Jesus declara em Marcos 9.48: "Onde não lhes morre o verme, nem o fogo nunca se apaga, porque cada um será salgado pelo fogo". O fogo não deixará morrer a alma que for salgada pela ira de Deus manifesta contra aqueles que rejeitam o seu amor. Qual será o verme que não morre? Será a alma? Ou será algo relacionado à alma do homem?
O verme que não morre são as paixões indignas.
O verme que não morre é a memória - Lucas 16.25.
O verme que não morre é a visão dos outros na glória - Lucas 13.29.
Outro verme que não morre, por causa dos companheiros no tormento.
A visão dos companheiros de perdição.
Filipe de Neri – (1515-1595), estava de visita ao Campus de uma Universidade. Um jovem conhecido perguntou-lhe:
-- Que está fazendo aqui, rapaz ?
-- Estou me preparando em advocacia, fazendo meu máximo, pois que conheço a fama desta escola.
-- E depois que você terminar seu curso, que vai fazer?
-- Vou trabalhar pelo meu doutorado.
-- E depois? Vencerei uma série de dificuldades no caminho da minha qualificação profissional.
-- E depois, perguntou o ancião Filipe de Neri.
-- Vou adquirir reputação no meio de todos.
-- E depois?
-- Creio que estarei em condições de amealhar dinheiro e posição, e dai viverei confortavelmente ou talvez venha a ocupar importante posição no meio da sociedade.
-- E depois?
-- Bem, talvez deva pensar em morrer.
-- E depois?
-- O jovem parou, quedou a cabeça e declarou:
-- Não havia pensado nessa necessidade.
Foi diante de uma pergunta destas que João William, o Apóstolo dos Mares do Sul teve seu despertar para Deus. "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma" – (João 8.36)
III - FALSOS CONFORTOS DADOS AOS PECADORES
1. Eu não sou assim tão mau, porque nunca roubei, nem matei... Senhora que se sentia miserável foi dissuadida: "Não, você nunca faz nada...". Quantos justificam os erros de seus pares por éticas que nada dizem respeito à salvação da alma.
2. A conversão é algo progressivo ... vocês podem ir crendo aos poucos. Não, nunca...
3. Vamos deixar isto para um pouco mais tarde... quando?
4. Religião é um mistério difícil de entender. Não admitamos jamais uma passividade na idéia de aceitar os termos de Cristo.
5. Vou esperar que Deus determine a hora... Senhora que contava quanto era temente a Deus e quanto apreciava a vontade de Deus. Mas ao ser instada a aceitar Jesus, declarou: "Espero pelo tempo de Deus"...
IV - URGÊNCIA DE SAIR DO INFERNO CONDENATÓRIO
"Escapa-te por tua vida", foi a palavra do anjo a Ló, quando da saída de Gomorra - Jeremias 19. Jesus em Lucas 13: "Porfiai por entrar pela porta estreita...".
Comments