DISCIPULOS DISCIPLINADOS (1Timóteo 4.7-8; 16; 2Timóteo 1.7; 1Coríntios 9.27)
- Pastor David Gomes
- 10 de mar.
- 2 min de leitura
Sermão pregado na Igreja Batista da Esperança Centro do Rio de Janeiro, em 16.03.1975
A instrução dada por um mestre a seu discípulo; fórmula simples de definir disciplina. Mas a disciplina implica na submissão do discípulo à instrução do mestre.
I - EXEMPLOS BÍBLICOS QUE NOS ESTIMULAM À DISCIPLINA
1. Discípulo e disciplina procedem da mesma origem. Se não houver disciplina, não pode haver discípulo.
2. Provérbios 13.24 - "Se você não disciplina o seu filho, prova que não o ama; mas se você realmente o ama estará pronto a corrigi-lo" - David Livingston – (1813-1873)
3. 2Samuel 23.16 - Davi recusou beber a água que teria custado a vida dos seus homens.
4. Provérbios 23.2 - Faca na garganta quando comendo com Governador.
5. 1Coríntios 8.13 - Disciplina no amor por amor aos irmãos.
II - RESISTÊNCIAS MODERNAS À DISCIPLINA
1. Rejeição à autoridade e à lei.
2. Condenação do que considera tabu.
3. Liberdade total desde as crianças. Henry Frederick – (1625-1699). Amiel declarou: "Que estranha criatura sou eu; não tenho capacidade de disciplina; não conheço a coragem senão o nome e sinto que coloquei a psicologia no lugar da minha moralidade".
III - DISCIPLINA PARA HOJE EM TRÊS PASSAGENS ESPECIAIS
1. 1Timóteo 4.7-8; 16 - exercício espiritual; cuidado pessoal do ensino.
2. 1Coríntios 9.27 - Poder do Espírito para domínio próprio - "mas esmurro o meu corpo e reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha mesmo a ser desqualificado". Paulo fez do seu corpo seu escravo para ser dominador e não dominado. Não podemos orar: "livra-nos do mal, se andares nos caminhos que inundam o mal".
3. 2Timóteo 1.7 - o cristão recebe poder e não covardia. Pode uma mente sóbria disciplinada, sem preguiça? Paulo negava a si mesmo, à sua carne e carnalidade tudo dando em vista os altos objetivos da sua carreira. "Subjugo o meu corpo para que ao dar baixa esteja em condições de aprovação".
IV - DISCIPLINA NA VIDA DA IGREJA
1. Disciplina pela reverência.
2. Disciplina pela preparação adequada. Somos povo dos improvisos e perdemos por isto. Um coro que não se prepara não será jamais digno de apreço coletivo. Disciplina no ensaio; pontualidade. Brasilovsky, regente de orquestra: "Se não ensaio uma vez sinto falta; e se duas vezes, me sinto pior ainda; mas se não ensaio três vezes o meu público sente a diferença.”
3. Disciplina da mente - pelo estudo adequado de um povo de pouca leitura.
4. Disciplina do relacionamento uns com os outros.
5. Disciplina pela oração.
Abraham Linclon – (1809-1865): "Fiel demais quem dê a última gota de sangue, mas falta-me quem se disponha a dar a primeira". Não pensemos no que vamos fazer amanhã, decidamos nossa obra hoje. Na baía de Liverpol, Irlanda, difícil o tráfico de embarcação. Resolveram com uma inscrição: Siga-me... e todos seguiram.
Comments